22 agosto 2011

Rir ainda é o melhor remédio

Como nasci no fim da década de 70, vivi parte da infância nos anos 80. E posso dizer que essa década foi fantástica. Nessa época eu ainda era filho único (meu irmão nasceu apenas em 86, dez anos depois de mim). Tinham poucas crianças na minha rua. Meus primos moravam longe, então minha companhia preferida era a televisão. Claro que existiam muitas brincadeiras, mas a televisão era a porta de entrada para que eu me comunicasse com o mundo exterior e criasse o meu próprio mundo imaginário. Será que é por isso que hoje trabalho com televisão? rs.

Foi ali que conheci o palhaço e o circo. Quem nunca quando criança não quis ir embora com o circo? Quem nunca se encantou com esse mundo mágico? Quem nunca riu com o palhaço e suas inocentes piadas? Também me lembro qual dos inúmeros filmes dos Trapalhões era o meu preferido: "Os saltimbancos trapalhões." Talvez porque eram personagens humildes, maltrapilhos, tinham somente a roupa do corpo e aquilo era suficiente pra eles. Talvez porque mesmo com toda aquela simplicidade e dificuldade da vida ainda riam, e faziam os outros rirem. O palhaço sempre está feliz, mesmo quando está triste.

E nesse final de semana, tive a oportunidade de assistir bem de pertinho um espetáculo do Grupo Zibaldoni de Ribeirão Preto, a convite da Escola Criança e Cia, onde minha filha Julia estuda. O evento aconteceu no Teatro Minaz em comemoração ao Dia dos Pais, destinado para pais e alunos do colégio.  Nesse espetáculo, Gran Circo Internazionale e a saga dos heróis desconhecidos,  os atores são Lucas e Neto, que deram um show fazendo com que pais e crianças, soltássemos altas gargalhadas. Ainda participam do Zibaldoni Léo, que também é ator, e Anna, que é produtora de todos os espetáculos do grupo.

Pude conhecer mellhor o trabalho do Grupo Zibaldoni no ano passado, onde minhas alunas de jornalismo da Barão de Mauá produziram um documentário para o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) com o título: "Lona de Céu", um documento sobre o trabalho do grupo nas favelas de Ribeirão. Para quem se interessar, segue o link do documentário abaixo.


Orientando o trabalho e participando da finalização do mesmo, pude perceber o quanto é verdadeira a frase que diz que "rir ainda é o melhor remédio para muitos problemas", principalmente os de saúde e os sociais. Parabenizo aqui mais uma vez essa dupla que dedica a vida ao riso. Tenham certeza que vocês são tão importantes para a vida das pessoas como os médicos. Usando a menor máscara do mundo, que é o nariz do palhaço como vocês mesmo dizem, vocês fazem com que os espectadores tirem suas próprias máscaras e voltem a sorrir, como simples crianças que foram um dia. 

1 comentários:

Luciana Stabile disse...

O Zibaldoni é assim, DEMAAAAAIS!
Amo a atmosfera que eles criam, o encanto que produzem nos olhares de quem os assiste.

Amo toda aquela sensação de nostalgia, essa daí que vc comentou, a do circo.

Enfim, perfeito!

Postar um comentário