Férias! Chegou esse tão esperado período do ano. Muitos fazem planos, e outros querem mesmo é não ter nenhum. Viagens, passeios e aquele merecido descanso com a família. E se você for pai, como eu, é o momento de poder ficar mais com os pimpolhos e curtir bons momentos juntos. Entre tantos programas, inclusive saborear aquele bolo de fubá saindo do forno da casa da vovó, um deles é assistir bons filmes com os baixinhos. Até porque nessa época do ano a chuva adorar aparecer de surpresa, não é? Opções não faltam. São nesses meses, que tanto em locadoras quanto nos cinemas, os principais lançamentos destinados ao público mirim acontecem.
Mas é bom tomar cuidado na hora de selecionar o que vai assistir e não embarcar em um “programa furado”. Já se foi o tempo que filmes infantis (desenhos ou animações caso queira chamar assim) são produzidos apenas para crianças. Os “tradicionais” clássicos da Disney, cheios de histórias perfeitas com mundos perfeitos, não tem muito espaço para quem quer fazer um programa em família, seja em casa ou na sala de exibição. Hoje os filmes são pensados para agradar tanto os pequeninos quanto os pais. Prova disso é que parte da produção do gênero neste ano está ligada aos personagens que fizeram sucesso quando tínhamos a idade de nossos filhos: “Zé Colméia”, “Os Smurfs”, “Muppets” entre outros.
Essa estratégia acaba por agradar mais adultos do que crianças, que não fazem a menor idéia de quem foi Catatau, Gargamel, ou Gonzo. Mas sempre vale pelas risadas e por partilhar parte de nossa infância com eles. Já para quem gosta de boas histórias, existem as animações que valem ser assistidas (e porque não fazer um “vale a pena ver de novo” pra quem já viu) Essas produções trazem mensagens sensacionais com histórias bem simples, como é o caso de “Up – Altas Aventuras”, “Como treinar o seu dragão”, “A casa monstro” e “Enrolados”.
Não podemos esquecer daqueles que você assiste o primeiro e seu filho (ou filha no meu caso) com certeza vai querer assistir todas as continuações, é o caso de: “Toy Story”, “Carros”, “Shrek”, “Madagascar”, “A Era do gelo” e “Kung Fu Panda”. Mas ainda com tantas opções, você nem sempre vai conseguir conciliar o gosto de toda a família. Isso é bom para que os pequenos possam ter também suas preferências. É preciso respeitar essas escolhas, principalmente quando for fazer aquele passeio com eles (no meu caso elas) pela locadora. São muitas as opções, desde os clássicos até os personagens que fazem parte do universo dos pimpolhos todo dia na TV, como: Cocoricó, Castelo Rá TIm Bum, Charlie e Lola, Ben 10, Barbie, entre outros.
Como última dica vale lembrar de ter cautela ao escolher os filmes para assistir com as crianças. Muitos, como já disse, são produzidos com o objetivo de agradar toda família, porém, acabam por ter itens não muito recomendados para os pequeninos, como violência e muita ação. Lembre-se que o objetivo é se divertir com eles, seja comendo pipoca ou saboreando aquele bolo de fubá da casa da vovó. Hummm, já dá até pra sentir o cheirinho!
* Texto publicado na Revista Ribeirão Preto em dezembro de 2011.
0 comentários:
Postar um comentário